ANTIAMNESIA
Design research as an agent for
narrative and material regeneration
and reinvention of vanishing
Portuguese manufacturing cultures
and techniques.

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The project stems from the evidence that there is a wealth of traditional Portuguese industries and crafts facing core challenges in their recognition and longevity largely due to new production models, consumer shifts and a public absence of associated narratives (i.e., “their story has not been told”).
It is argued that Communication and Product Design Research can play a decisive role in a dignified recovery of said contexts of production, namely by:

-Rescuing documents, testimonies and historical facts that may otherwise be lost or forgotten;

-Recognising the processes and protagonists of these industries and crafts as heritage in themselves;

-Communicating the symbolic and historical value that is intrinsically present in these contexts, and arguing for their radical uniqueness in present times;

-Experimenting with the hybridisation of materials and aesthetics from said contexts, in order to foster renewed consumer interest and innovative products.

Keywords: Design for recovery Brand Archaeology Industrial Ethnography Immaterial Legacy

ANTIAMNÉSIA
Investigação em Design como agente para a regeneração e reinvenção, narrativas e materiais, de culturas e técnicas de manufactura portuguesas em desaparecimento.

O projecto decorre da evidência de que há uma riqueza de indústrias e artesanatos tradicionais portuguesas enfrentando desafios fundamentais no seu reconhecimento e longevidade – em grande parte devido a novos modelos de produção, mudanças de consumo e uma ausência pública de narrativas associadas.

Considerando que a pesquisa em arte e design só recentemente foi validada como disciplina científica, pode argumentar-se que o património científico disponível precede a formalização dessas disciplinas - e, consequentemente, reside numa geração mais antiga de investigadores que lideraram um primeiro momento de transição da atividade criativa da prática à academia.
Argumenta-se que a investigação em design de comunicação e design de produto podem desempenhar um papel complementar decisivo na recuperação digna dos contextos de produção em estudo, nomeadamente:

-Resgatando documentos, testemunhos e factos históricos que de outra forma poderiam ser perdidos ou esquecidos;

-Reconhecer os processos e os protagonistas destas indústrias e do artesanato como património em si;

-Comunicar o valor simbólico e histórico que está intrinsecamente presente nestes contextos, e defender a sua singularidade radical nos tempos actuais;

-Experimentar a hibridização de materiais e a contemporização de estéticas dos referidos contextos, a fim de fomentar um renovado interesse dos consumidores e o desenvolvimento de novas possibilidades conducentes a produtos inovadores.

Palavras-chave: Design para a recuperação Arqueologia de marcas Etnografia industrial Património imaterial